top of page

5 DICAS DE COMO AUMENTAR O PERCENTUAL DE ACERTOS EM PROVAS OBJETIVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

  • Foto do escritor: Equipe PRO|GRUPO
    Equipe PRO|GRUPO
  • 16 de jun. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de abr. de 2021

(BANPARÁ, PGM-Manaus, PGE-AP, PGE-SC, PGM-Curitiba)

Por Kevin Cunha





Olá, amigos do PRO|GRUPO! =) É com muita alegria que compartilho com vocês essas dicas rápidas para provas objetivas de Procuradorias. Antes de mais nada, só gostaria de esclarecer que nada do que for exposto aqui será de forma absoluta, irrefutável ou como uma “fórmula mágica”.

São apenas fruto da experiência que acumulei ao longo desses quase 03 anos de estudo específico para a Advocacia Pública e que também me ajudaram a ser aprovado no cargo de Analista Judiciário do TJ-PA.

Sem mais delongas... =D


DICA # 01 - DEPOIS DE TODA PROVA OBJETIVA, FAÇA UM “RAIO-X” PARA IDENTIFICAR SEUS PONTOS FORTES E FRACOS


Uma das grandes chaves na minha evolução em provas objetivas foi identificar em cada prova o que vinha fazendo certo e errado. As matérias em que tinha um melhor desempenho e as que tinha mais dificuldade. Parece uma coisa simples e até batida. Mas a verdade é que depois de uma não aprovação, queremos o mais rápido possível esquecer a prova que passou e acabamos não analisando o motivo da reprovação.

Analisar o desempenho detalhadamente de uma prova é o melhor “feedback” que podemos receber. É a chave para a evolução. É quando podemos identificar onde realmente precisamos focar. No meu caso, as matérias de direito público sempre eram muito boas (constitucional, administrativo etc.), mas o que me derrubava era direito civil, trabalho, empresarial...

Embora o número de questões dessas matérias fosse menor, numa prova de alta rendimento como na Advocacia Pública, cada questão conta (já deixei de passar por 01 questão =/). Quando comecei a dar a devida atenção a essas matérias, saí de um aproveitamento de 50% (PGE-MA) para 81 (PGM-CWB), 84 (PGE/SC), até 86% (PGM-MAO). Espero que ajude vocês também.

DICA # 02 - CONHEÇA MUITO BEM A BANCA QUE VOCÊ VAI ENFRENTAR


Muito se diz que para as provas de Procuradoria o candidato tem que ter uma base excelente nessas matérias: constitucional, administrativo, tributário e processo civil. Isso é a pura verdade. Mas tão importante quanto ter uma base é conhecer como a sua banca gosta de cobrar essas matérias.

Aqui temos que usar um pouco de “jogo de cintura”. Analisar provas anteriores da banca é essencial para conhecer o estilo de cobrança de cada uma. Na preparação para a prova da PGM-Manaus, percebi que o CESPE vinha cobrando muuuito informativo trabalhista. Tomei como base quase que inteiramente o estudo desses informativos para as provas de direito material e processual do trabalho. O resultado já citei acima =)

Nessa prova da PGM-Curitiba, quem conseguiu analisar as provas recentes da banca, percebeu que a prova viria com uma veia política e com muita doutrina de professores locais. Isso fez muita diferença.

DICA # 03 - AINDA QUE POSSA VARIAR UM POUCO EM RELAÇÃO A CADA BANCA, O ESTUDO DA LEI SECA É ESSENCIAL


O nosso amigo Simião (do Caput) já deu excelentes dicas sobre o estudo de lei seca. Ele é fera!!! Vou só passar algumas coisas que me ajudam. Primeiramente, o estudo de lei seca ativo é maravilhoso! Também estudo dessa forma, mas não imprimo as leis. Faço no próprio Vade Mecum. Tem menos espaço, mas ajuda muuuuito na hora da prova discursiva.

Claro que não podemos usar o Vade anotado, mas se comprarmos um novo da mesma editora, na hora da Discursiva sua memória visual vai ajudá-lo a lembrar exatamente onde os institutos estão localizados na legislação =D

Outra dica é fazer o estudo da lei seca através da resolução de questões. Sempre que você estiver resolvendo as questões esteja com o Vade Mecum aberto na legislação relacionado à matéria. Aproveite para anotar as dicas que os colegas dão no QC e marcar no seu Vade os artigos mais cobrados.

A lei seca é tão importante que é cobrada em todas as fases: objetiva (principalmente), discursiva e até na prova oral! Para vocês terem uma ideia, um examinador da Prova Oral da PGE-AP me perguntou se era possível impetrar mandado de segurança por telegrama!!! =O O pior é que tem previsão expressa na LMS =D Graças a Deus lembrei e deu tudo certo rsrs.


DICA # 04 - SE VOCÊ ESTÁ COM POUCO TEMPO, APRENDA A FAZER AS “ESCOLHAS TRÁGICAS” NOS ESTUDOS


Não sei se vocês já estão familiarizados com o termo, mas quando se começa a estudar as Teses da Fazenda Pública para provas discursivas, um dos argumentos mais usados pelos Procuradores é a tese das “Tragic Choices”, ou escolhas trágicas.

É basicamente a necessidade de escolher um determinado risco social em detrimento de outro, visando sempre o interesse público. Aplicando para as provas objetivas, muitas vezes ficamos sem tempo de estudar todo o conteúdo por inúmeros motivos. Neste momento, temos que aprender a selecionar “o que” estudar até o dia da prova. Por óbvio, será aquilo que a sua banca mais gosta de cobrar.

Essa informação você vai conseguir seguindo a dica # 03 =) Posso usar como exemplo a minha preparação para a prova de Curitiba. No final de semana anterior estava em Macapá-AP prestando a Prova Oral daquele concurso. Tinha apenas uma semana até Curitiba. Minha estratégia foi focar ao máximo na legislação local (seguindo as dicas da Ju, inclusive), porque entendi que seria muito cobrado pela banca. De novo, deu certo.


DICA # 05 - A DISCIPLINA VAI TE LEVAR AO SUCESSO


Tem muita coisa legal ainda para ser conversado sobre provas objetivas. Para mim, é a prova mais “emocional” de todas porque é o grande marco, o grande muro a ser escalado, o grande filtro das provas. Mas por hora, vou deixar essas dicas e caso vocês queriam mais, posso preparar mais materiais como esse.

Até lá, quero deixar a principal dica de todas! A DISCIPLINA VAI TE LEVAR AO SUCESSO! Motivação é legal. Quando se está motivado em um dia, podemos estudar até 12h direto sem nem perceber. Mas a disciplina... a disciplina... ah a disciplina... é simplesmente bela.

É a disciplina que vai te fazer levantar 04 ou 05h da manhã todos os dias para estudar quando você precisa estar 08h no trabalho. É o que vai te manter firme estudando 3, 4, 5 horas por dia sem falhar. Disciplina! Mesmo quando não existir motivação, seja disciplinado!!! É isso que vai te fazer chegar lá!

Vou deixar o link de 02 vídeos aqui abaixo que tratam sobre disciplina. São vídeos curtos, mas muito impactantes. Pelo menos para mim foram. Espero que para vocês também. =)




Então é isso, pessoal. Obrigado por lerem até aqui. Desculpem se o texto ficou muito longo. Ajudar pessoas sempre é algo que me deixa muito feliz e às vezes acabo me empolgando rsrs.

Deus os abençoe e contem comigo!


Abraços,


Por Kevin Cunha

Procurador do Estado do Amapá

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Mude agora a sua forma de estudar. Junte-se a nós!

Obrigado por enviar!

© 2020 PRO|GRUPO DE ESTUDO . Todos os direitos reservados.

bottom of page